Qual sua opinião sobre os jogos não virem com legenda ?

Esse tópico será para debater sua opinião sobre os jogos que não tem dublagem e legendas em PT-BR, qual seu ponto de vista, deixaria de comprar um grande jogo por não atender as suas expectativas de facilitar o entendimento e a história do jogo?!

Minha opinião é acho descauso pois em plena geração e pelo auto custo que pagamos aqu no Brasil hoje hem dia as empresas em modo geral as vezes não dão a decida atenção e o publico aqui é enorme, ou seja no minimo tem que ter legenda.

Deixaria de jogar ? Talvez mas é um ponto negativo pra mim.

Concordo em partes.

Pra deixar claro, atualmente vemos grandes franquias já com o sistema de dublagem em pt-br. Principalmente nos jogos da Ubisoft. Me corrijam se eu estiver errado, mas creio que foi a primeira produtora à fazer games 100% dublados em pt-br.

O que me incomoda (e muito) é que parece que as produtoras japonesas não se importam tanto com isso.

Um caso disso é o jogo Dragon’s Dogma (Capcom), que foi lançado em 2012 (ou foi 2013, não lembro) e voltou agora na nova geração, com o áudio original e legendas em Inglês.

Ou seja, apesar de ser um jogo que foi lançado à um bom tempo, eles fazem um certo descaso em traduzir ao menos as legendas para pt-br.

E isso é válido para games recentes também. Que não possuem essa dublagem em pt-br (tanto legenda quanto dublagem de personagens).

Ao meu ver, é um descaso com os BR, contudo, eu não deixo de jogar games sem esse opcional, apenas acho que as desenvolvedoras poderiam sim olhar melhor para o mercado BR e abrir essa possibilidade de legendas/dublagens em pt-br

Pra min jogar um jogo sem legendas em PT-BR o jogo tem que ter um gameplay muito divertido, porque as vezes é frustrante jogar algo sem estar entendendo o que se passa.
Mas mesmo assim existem jogos que vale a pena tentar jogar mesmo sem legendas. Mas esses jogos eu não pago preço cheio, espero uma promoção ou aparecer em sites de trocas por aí.

Empresa indie eu entendo. Compro muito jogo indie e nesse caso a linguagem não influencia tanto se eu estiver interessado.

Mas quanto as grandes produtoras, ultimamente não tenho nem comprado jogos se não vem dublados. É o caso do Red Dead 2, vou nem pegar no lançamento. Produtora grande sem jogo dublado não me interessa mais. Se tem legenda ou não em pt-br, não influencia, não compro sem dublagem.

Sem dublagem eu até entendo que gera mais custos e tal, mas legendas acho que deveria ser obrigatório, considerando o preço atual dos jogos.

Eu joguei bomberman no Snes em japonês com 10 anos, não tinha noção do que estava fazendo, mas mesmo assim joguei e me diverti muito.

Hoje em dia oa tempos são outros e, em um jogo grande eu não acredito quando nem legendas em português tem.
Dublagem eu ainda considero luxo, mas a legenda é fundamental, pra mim.

Isso não me impede de comprar ou jogar, mas eu entendo perfeitamente quem não compra.

determinados jogos concordo que não precisa, o jogo em si já traduz, porém se tratando de jogos feito por empresas grandes e memoraveis, e em vista ao valor que pagamos nos dias de hoje aqui no BR, é obrigação de uma empresa nos trazer legenda… como citado acima dublagem é luxo, tem muitos gastos, mas legenda ? pow sacanagem

Pra mim é totalmente indiferente. A maioria dos jogos eu jogo com audio original e legenda em inglês mesmo.
Só Sunset Overdrive eu lembro de ter jogado a maior parte do tempo com audio em PT-BR, porque a localização foi excelente. Mas tirando esse, tudo em inglês mesmo.

É bem relativo na min ha opinião, há jogos que ao menos a legenda deveria estar localizada, vide em GTA V onde todos achamos que íamos ter uma dublagem, infelizmente não fomos agraciados com tal, mas as legendas ajudam e muito, porem, para entender a historia e preciso um pouco mais de paciência, vide que alguns diálogos acontecem durante a gameplay, Mas esta cada vez mais difícil encontrar um jogo que não venha ao menos com legendas em pt-br, as empresas estão investindo pesado nisso, mas creio que quando o jogo já vem localizado, ajuda mais ainda quem não tem afinidade com o inglês, lembro até hoje quando joguei meu primeiro game dublado, HALO 3 <3, me senti maravilhado com a dedicação da MS, e foi o que fez me apaixonar pela franquia e por xbox, e creio que muitas pessoas se sente assim, por sorte, isso esta crescendo, e em um breve futuro creio que isso sera comum, pois a nossa comunidade exige tal recurso.

Pra mim, particularmente, também é indiferente. Só que legendas não são apenas importantes pra quem não entende um idioma, mas também (e principalmente) pra quem não consegue escutar nada ou escuta mas com alguma dificuldade. Imagine uma pessoa com deficiência auditiva jogando um jogo sem fazer ideia do que está sendo dito, o que os personagens estão falando, a direção que precisa ir.

É uma conversa muito mais ampla, de acessibilidade mesmo. Legendas, principalmente em um idioma familiar, fazem muito bem esse papel pra atender esta parcela do público, derrubando um fator que poderia limitar e até impedir completamente uma pessoa de jogar.

Acho que alem de burrice, é uma falta de respeito absurda com um dos maiores consumidores de games do mundo. O Brasil é um mercado enorme, e só produtoras toscas ou sem visão de mercado não lançam pelo menos legendado hoje em dia.

Quanto a dublagem acho apenas um plus para quem curte, não é meu caso, acho que alguns jogos se perde muito da experiencia sendo dublados para nossa lingua (imaginem um rdr dublado pra pt-br, que lástima).

Agora jogos sem ao menos texto em pt-br passo longe, não dou nem chance. A melhor formas de protestarmos contra esse tipo de prática é não colocando nosso dinheiro nisso, é simples…

Espero que um dia a Nintendo pare com essa babaquice de cagar pra o Brasil, ai eu gasto meu dinheiro com eles.

Antigamente, até no inicio da geração passada, o Brasil não era um mercado tão acessível, era aceitável não termos jogos na nossa língua, esse tipo de jogo eu joguei numa boa pois é outro caso. Entendo ingles não tenho problema nenhum, o problema é que é muito frustrante pra quem não entende não ter a experiencia completa do jogo, perder diálogos e historia.
E gente, ninguém é obrigado a saber uma segunda língua. Pra muitos é até perda de tempo ficar estudando uma língua que não é de seu país.

Melhor a fazer é lutarmos pra termos cada vez mais jogos bem traduzidos, e para quem curte até dublados, pq não?

Perfeito! É isso mesmo, a questão é acesso. Quanto mais pessoas têm acesso, melhor é para todo mundo!

As legendas são importantes, mas não deixaria de jogar por causa disso, quando criança não entendia nada de inglês e me divertia. Depende do valor e do conteúdo do jogo, poderia existir a opção de um pacote com legendas grátis.
Atualmente prefiro tudo (jogos, filmes, séries) legendado para treinar o idioma.